Notícias

Passeio ciclístico do Cocotá a Tubiacanga

Adultos, jovens e crianças encontraram nas bikes um estilo de vida


26/04/2024 - Edição 2195

A manhã do domingo (21) foi marcada pelo colorido das bicicletas e a energia dos ciclistas no passeio ciclístico promovido pela Associação de Ciclistas da Ilha do Governador (Acig), que está comemorando 15 anos de fundação. A pedalada matinal, que acontece sempre no segundo domingo do mês, reuniu dezenas de ciclistas insulanos que partiram do Aterro do Cocotá em direção à Tubiacanga num trajeto de cerca de três horas.  

Os passeios ciclísticos em grupo organizados pela Acig viraram uma grande tradição entre os insulanos, amantes das duas rodas. Sempre num clima de alto astral, os ciclistas celebram à vida, à natureza e a qualidade de vida gerada pelas pedaladas, que servem como um importante exercício físico, que mantém as pessoas de todas as idades, seja uma criança ou um idoso, bem ativas e dispostas para o dia a dia. Durante o percurso no domingo, o clima fraternal entre os ciclistas prevaleceu e o passeio foi um sucesso, com toda segurança, já que a Guarda Municipal e a PM acompanharam todo o trajeto.  

— Estive pela primeira vez com meu filho Antônio, de 12 anos, e gostamos muito da experiência. O conforto de correr ao lado de pessoas com o mesmo propósito e ainda com a pista livre, toda pra você, é muito bacana. Confesso que ele cansou e não chegamos a Tubiacanga, mas com certeza foi muito divertido e voltaremos na próxima — disse o insulano Jefferson Rodrigues, que já tinha participado de um passeio ciclístico em 2023.  

Desde sua fundação em 2009, a Acig dá voz ao ciclismo na região e busca melhores condições nas ruas. A ideia de ter a bicicleta criou uma nova perspectiva sobre mobilidade, saúde e solidariedade.  

— Nesses 15 anos posso dizer que tornamos a Ilha do Governador uma referência no cicloativismo e destaco o aquecimento da economia da bicicleta em nossa região com a expansão de lojas e cicles. Os passeios ciclísticos atraem a cada dia que passa novas pessoas, dispostas a promover o bem-estar. Isso é muito legal e nos dá ânimo em seguir em frente — afirma Luan Ferreira, membro-fundador da Acig. 

Para o futuro, a associação tem como objetivo a implementação da Ciclovia TransGaleão, assunto que inclusive já foi matéria no jornal Ilha Notícias. A ideia é conectar as barcas, do Aterro do Cocotá, até o BRT do Fundão, cruzando a Estrada do Galeão com ciclovias e ciclo-rotas. 

— A bicicleta tem o poder de unir e transformar positivamente a vida das pessoas, seja pela prática esportiva ou pela sua capacidade sustentável de melhorar a mobilidade da região. Precisamos continuar incentivando e fomentando seu uso. Deixe seu carro em casa e venha pedalar — finaliza Ferreira.